Isto é um misto de desabafo e pedido de opinião:
Ontem tive uma discussão com uma uma pessoa que tal como eu perdeu bastante peso. Para mim a estratégia foi deficit calórico para perder peso e agora tento consumir mais ou menos as calorias que gasto, não me inibo de nenhum alimento ( mas controlo as quantidades) ele deixou de comer hidratos de carbono, nem fruta come 🙄 ( diz que é porque o corpo não sintetiza o açúcar que depois é acumulado em gordura…)
No meu ponto de vista ele só vai acumular gordura se não gastar as calorias que consome… estou errada????
Obrigada

1701 kcal Líp: 63,63g | Prot: 74,20g | Carbs : 212,03g.   Almoço: Pingo Doce Gressinos Finos e Crocantes, Morangos, Pão Branco, Santiago Queijo Fresco Pouco Gordo, Pingo Doce Castanha de Caju, Pingo Doce Bran Flakes, Banana, Milsani High Protein Ioghurt Mirtilos . Jantar: Pingo Doce Castanha de Caju, Banana, Maçã, Ovo Cozido, Seia Queijo de Ovelha Curado, Pão Branco. Snacks/Outros: Côte d'Or Chocolate de Leite. mais...
1534 kcal Exercício: Apple Health - 24 horas. mais...

25 Apoiantes    Apoio   

Comentários  
Penso que todos os alimentos são necessários, e a fruta é um deles.  
21 mai 23 por membro: Mariasantos04
No meu caso todo o peso que estou a perder e devido a défice calorico e exercício, faço exatamente da mesma maneira. Como o que quero "dentro do meu défice"  
21 mai 23 por membro: rougeuser
Sim tem de existir sempre défice calórico, apesar de que a cetogenica sem hidratos de carbono tem um mecanismo diferente, e que implica uma contagem rigorosa, mas se fizer cetogenica e consumir mais do que o que gasta vai engordar, não há milagres, seja em qual abordagem, dieta, padrão alimentar o que quiserem chamar. 😅 O que interessa é usar o que "gosta" mais de comer , para que seja sustentável a longo prazo.  
21 mai 23 por membro: @susana_a_cunha
Eu poucos hidratos como (e são no abacate e alguns legumes) porque o açúcar é uma fonte de inflamação para o meu corpo. Além de sofrer com algumas lesões antigas, tenho colite ulcerosa, e a ausência de açúcar permite-me não ter que me entupir com medicação diariamente. Além disso, sinto-me muito melhor sem açúcares do que com. A minha alimentação é essencialmente proteína e gordura e faço um dia por semana de jejum (24h) e sinto-me incrivelmente bem! Mas cada caso será um caso e o que funciona para uns, não funciona necessariamente para outros. 
21 mai 23 por membro: 78ghost
Obrigada pelo vosso feedback sinto me mais esclarecida que antes! 😊😊😊 
21 mai 23 por membro: 0-Maria-0
Eu tô tendo um plano para emagrecer (pra perder peso rápido) mas quando estiver a uns 5 kilos do objetivo eu vou mudar o plano. Se levar 1 ano para perder esses 5 kilos não tem problema. Eu só não quero voltar pro sedentarismo e me alimentar de junk food como fazia antes. Mas vou procurar um equilíbrio. Tem que tomar cuidado pra não virar transtorno alimentar, ou uma obsessão. 
21 mai 23 por membro: @Giocruzoli
a única maneira possível de perder gordura é através do deficit calórico. seja comer menos ou queimar mais. não interessa o que se come no entanto que as calorias consumidas sejam menos do que as gastas. seja com ou sem hidratos ou até 100% McDonald's. vai sempre perder peso. agora no que toca a saúde aí cada um já tem a sua ideia do que lhe faz melhor até porque cada corpo é diferente e adaptam se melhor com certo tipo de alimentações. seja a pirâmide dos alimentos, seja cetogenica, jejum intermitente etc etc... eu perdi 35kg no total comendo de tudo apenas baixando o nível de calorias e aumentando o exercício. 
21 mai 23 por membro: Andre M. Ferreira
bom dia, Já fiz uma dieta restrita em hidratos, a questão aqui é, a pessoa vai conseguir manter isso para sempre? Na minha opinião as pessoas têm fazer aquilo que funciona com elas a longo prazo, não durante um mês ou 2, porque ninguém aguenta nunca mais comer fruta, arroz, batata, massa, pão, não me parece que alguém consiga manter essa consistência para sempre, penso que o Deficit calórico é a melhor estratégia, dado que é uma reeducação alimentar para manter, mas algo bem feito e estruturado, que contenha todas as macros essenciais em quantidades pesadas, e bem formuladas. Dessa forma já perdi 22 kgs, e para mim é o que melhor funciona, a alimentação é 90%, o exercicio é um complemento importante, o mais funcional é o que cada um deve adaptar, de forma saúdavel e adaptada a si próprio. 
22 mai 23 por membro: susananunes1
Défice calórico é o factor decisivo na perda de peso, no entanto há comportamentos alimentares que tornam a perda de peso (e especialmente de gordura) mais fácil. Sabemos que os hidratos de carbono são usados maioritariamente para energia em geral, para suportar atividade física, funções cerebrais, gorduras são usadas em geral para manutenção dos órgãos e controlo hormonal, e proteína em geral é usada para manutenção dos ossos, dos músculos e dos órgãos. É mais fácil o corpo armazenar energia em excesso em forma de gordura se as calorias em excesso virem em forma de hidratos, enquanto que é quase contra producente o corpo usar proteína para armazenar gorduras em vez de as usar para reparar músculo, manter os ossos,e os órgãos. Óbvio que isto é uma simplificação muito grosseira mas dá para entender que todos os grupos de macro nutrientes são importantes. No entendo o corpo consegue ir buscar energia a alimentos que não são ricos em hidratos e a reservas de gordura do corpo se não lhe dermos hidratos, enquanto que a dieta é a única fonte que o corpo tem de obter gordura e proteína e os seu micronutrientes (em particular vitaminas do complexo B) de forma a conseguir manter os órgãos, os musculos e as funções hormonais com saude. ou seja o corpo consegue funcionar sem hidratos, embora de forma não optima, sem grandes prejuízos, SE (e é um grande se) se lhe conseguirmos dar micronutrientes, vitaminas e minerais, que normalmente estão presentes em abundância em frutas e legumes e que são mais raros em alimentos ricos em proteínas. Para além disso +e muito mais difícil alguém comer em excesso calórico se eliminar hidratos de carbono, por razões culturais ( por exemplo se estivermos com vícios de um lanchinho não vamos comer um bofe, normalmente vamos comer uma coisa rica em hidratos e gordura tipo chocolate) tambem por motivos fisiológicos - em que ficamos saciados mais rapidamente com proteínas e gorduras do que com hidratos, e por motivos da natureza da indústria dos alimentos - normalmente os alimentos mais calóricos e processados são mais ricos em hidratos e gordura. Ou seja, é mais fácil se calhar para alguém que não consegue comer só um quadradinho de chocolate e que come logo a barra inteira cortar esse grupo inteiro de alimentos. E cortar de vez alimentos como o chocolate que não tem nenhum valor nutricional significativo não tem grande problema a nível fisiológico, é discutivel se tem ou não consequências a nível cultural e psicológico para o bem estar geral da pessoal. No entanto não comer frutas ou batatas ou arroz simplesmente porque se encaixam no grupo dos hidratos é na minha opinião simplista a ponto de ser ignorante porque estamos a negar completamente a importância dos micronutrientes em favor dos macronutrientes  
22 mai 23 por membro: Ana_PFC
TL;DR: cortar batatas do mac faz mal? Acho que não. Cortar frutas e legumes da dieta porque são hidratos é totó  
22 mai 23 por membro: Ana_PFC
Em geral cortar ligeiramente aos hidratos para dar prioridade a proteinas é uma estratégia que uso para conservar e construir musculo quando estou num défice calórico para ter a certeza que a perda de peso vem da gordura e não do musculo, porque não sei ao corpo proteina suficiente nem calorias suficientes. Mesmo par aquem não faz musculaçao, e em especial para mulheres na menopausa, dar prioridade á proteina ajuda na manutençao dos musculos e dos ossos. 
22 mai 23 por membro: Ana_PFC
Olá, Você está correta. A restrição de carbo hidratos assim tão agressiva não tem sentido e faz mal à saude. pergunte-lhe a ele onde é que ele vai arranjar energia para treinar.... oh espera..... normalmente quem faz essas dietas malucas de zero carbo não treinar. no maximo só corre. O que lhe irá fazer com que perca imenso peso... e tambem o irá deixar flacido com as peles a abanar pelo joelhos. Continue a sua estratégia. e tente ganhar massa muscular. eu nao me canso de avisar. a musculação é aliada para quem quer manter um fisico bonito. nao precisa ter medo de ficar com o corpo mais masculino. isso nao vai acontecer. força.  
22 mai 23 por membro: MiguelFitness1993
Olá Maria. Para não aumentar o peso, terá que fazer contas, para não consumir mais calorias que as que necessita. A longo prazo as dietas extremamente restritivas levam a carências nutricionais e estão aliadas ao surgimento de certos tipos de cancro. Eliminar fonte de vitaminas, minerais e fibra é simplesmente nocivo. Nós não somos grilos para comer só saladas. Não entre nesses absurdos. A perda tem que ser sempre gradual e a manutenção é uma dieta para o resto da vida, o que implica saber comer. Optar sim por hortícolas e fruta e variar na proteína e fonte de hidratos. Nunca suprima nada (exceto se for alérgica ou intolerante a algum alimento), somos omnívoros por algum motivo. 
22 mai 23 por membro: clauribeirok
Mais uma vez obrigada pelas vossas opiniões Eu não me vou “converter” só queria perceber melhor… Para mim, o meu sistema está a funcionar e vou continuar a controlar as quantidades/macros e fazer o exercício que posso, passei das caminhadas para hidroginástica, agora juntei pilates e yoga 2/3 vezes por semana 😁 talvez daqui a uns tempos consiga fazer alguns exercícios com pesos, que eu sei me iam fazer bem 
22 mai 23 por membro: 0-Maria-0
Concordo, faço o mesmo. Até que ponto é saudável restringir alimentos importantes já que como tudo na vida exige equilíbrio a comida é igual. Não cortei em nada, perdi de forma saudável e aprendi a fazer escolhas melhores. Ninguém consegue viver a vida toda sem comer hidratos.  
22 mai 23 por membro: sreguila
Já tentei algumas dietas, jejum intermitente, keto, 30 dias sem ingestão de açúcares e carbo hidratos,… e por aí vai. Todas sem resultados efetivos - talvez perdesse 1kg mas não mais que isso fora que desistia sempre porque não é fácil alterar os hábitos quando temos que ignorar a normalidade de antes à nossa volta. Desde que comecei a ter atenção a não ingerir mais kcal do que o meu gasto calórico diário comecei a ver resultados. Não é literal, há dias em que nada funciona como há dias em que parece “magia”. Mas para mim tem sido mais fácil manter e cumprir pois não me impede efetivamente de comer seja o que for, ainda que por ter que encaixar x calorias por dia acabe por fazer opções mais saudáveis do que faria normalmente. Mas comigo funciona, e já perdi até agora 5,4kg algo que em nenhuma outra dieta até agr tinha conseguido. Se para a pessoa sua amiga resultou dessa forma, óptimo. Não obriga que consigo seja igual. Somos todos diferentes e por consequência todos reagimos de forma diferente a diferentes estímulos, o que importa é encontrar o que resulte connosco :) 
25 mai 23 por membro: FTCatia
Sei que devo estar atrasado no comentário mas aqui. Sim, tens razão. Gordura não é nada mais que a forma como o nosso corpo armazena a energia, sendo esta calculada em calorias. O local de armazenamento são as células adiposas, especialistas nisso e compõe o tecido adiposo (que é o que não gostamos muito que esteja cheio, mas que necessitamos dele para viver). Assim sendo, quando estamos em défice calórico, ou seja, consumimos menos calorias do que gastamos, o corpo é obrigado a consumir a energia armazenada, dimnuindo a gordura. Pelo contrário, quando exageramos e temos um superavit calórico, o corpo vai aumentar a reserva de energia, criando mais gordura. A gordura não tem nada haver com o tipo que comemos, é um erro comum, mas sim com as calórias exclusivamente (exceto casos de disturbios hormonais e outras causas que inclui outros fatores). O que sucede com o açucar, seja ele frutose, glicose ou qualquer coisa acabado em -ose, é que tendem a ter mais calorias em poucos gramas, o que faz com que tenham uma grande influência no total de calorias. CONTUDO, há alimentos e alimentos, e a fruta, apesar da frutose, é constituida por vitaminas e fibra, essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, o que é um aliado no nosso dia-a-dia. Sugestão: De manhã somos mais sensíveis aos açucares, uma vez que viemos de um estado de jejum de 8 horas (ou deviam ser 8 horas, meus caros), e por isso é excelente consumir fruta de manhã. Já dizia o ditado, laranja de manhã é ouro. 
25 mai 23 por membro: bi_scienco

     
 

Submeter um Comentário


Tem de iniciar sessão para submeter um comentário. Clicar aqui para iniciar sessão.
 


Histórico de Peso de 0-Maria-0


Obter a aplicação
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.