Para complementar a informação das tabelas de iogurtes, achei que poderia também ser interessante deixar algumas dicas que fui aprendendo ao longo dos últimos meses.

Gelatinas sem açúcar são óptimas "filler food"!
As gelatinas sem açúcar têm um valor calórico bastante baixo, tipicamente entre as 6 e as 10 kcal por gelatina. Isto faz com que sejam uma das minhas escolhas habituais para "filler food" (juntamente com as bolachas de arroz). Ou seja, naqueles momentos em que vos apetece trincar alguma coisa, uma gelatina destas é uma boa escolha.

Tenham atenção às calorias dos iogurtes
Os iogurtes são alimentos relativamente calóricos, pelo que é importante terem atenção. Não é incomum um iogurte não-magro andar pelas 200 kcal (ou até mais), especialmente se for açucarado. A minha recomendação é que evitem dentro do possível os iogurtes não-magros - ou, pelo menos, tenham contenção na escolha. Mesmo nos magros, há diferenças de calorias que rondam os 100% entre as várias marcas, pelo que devem ter atenção no que escolhem. O facto de um iogurte ter "magro" escrito na embalagem não significa que não contribui para vocês engordarem, se o consumirem em excesso!

Vejam sempre se as calorias se referem à embalagem
Há marcas que usam um truque na questão das calorias: colocam em letras enormes "Apenas X KCal!" e, quando vão a ver, estão a falar do número de calorias por 100g. Isto é perfeitamente razoável se a embalagem tiver 100g, mas... nem sempre é esse o caso. Confirmem sempre o valor por embalagem.

Aproveitar as promoções!
Uma alimentação mais cuidada não tem de implicar que a nossa carteira também emagreça. :p Há sempre iogurtes em promoção, e as promoções costumam variar entre os 25% e os 50% (e por vezes até mais). Geralmente, eu centro as minhas compras de iogurtes dentro do que estiver em promoção e vou variando a escolha com base nisso, porque a diferença de preço é bastante grande.

Procurar as etiquetas de aproximação de prazo de validade
Há hipermercados onde os produtos que se encontram próximo do prazo de validade levam com um autocolante especial e desconto extra – é muito comum no Continente e Jumbo. Esta é uma boa oportunidade para comprar iogurtes a preços ainda mais baixos (por exemplo, já cheguei a comprar um pack de 4 iogurtes líquidos por apenas ¼ do valor fora de promoções - foi o equivalente a um "Leve 4, Pague 1"). Os valores variam e estão marcados na etiqueta, pelo que devem estar atentos. Tenham também atenção que é uma boa oportunidade para poupar alguns euros mas, devido à proximidade do prazo de validade, é melhor não comprarem muitos - se se estragarem, a poupança foi inútil. É também uma maneira especialmente económica de experimentarem alguns iogurtes novos de vez em quando!

Tenham atenção aos prazos de validade
Quando compram iogurtes, olhem sempre para a data dos prazos de validade. No mesmo iogurte, na mesma prateleira, já vi variações de 3 ou 4 semanas comparando duas embalagens! Obviamente, quanto mais dilatado for o prazo, melhor... e isto ajuda a gerir um “mini-stock” de reserva do vosso iogurte preferido quando está em promoção.

Organizem os iogurtes no frigorífico
Eu sou terrivelmente caótico em muitas coisas, mas organizado noutras. E esta é uma delas. :p Eu costumo comprar bastantes iogurtes e gelatinas, pelo que tenho praticamente uma prateleira do frigorífico só para eles. Eu organizo-os por tipo e sabor, mas também por prazo de validade. O que tiver o prazo de validade mais próximo, fica no início da prateleira. Assim são os primeiros a ser comidos, e evito desperdícios por ter passado o prazo de validade.


Para terminar, deixo também o link das tabelas que coloquei nos 2 posts anteriores:
Tabela de iogurtes líquidos: https://dtchbgs4aqydg.cloudfront.net/food/488fcb74-efc2-4f33-bf3c-59e0d3bdf39f_original.jpg
Tabela de iogurtes sólidos e gelatinas: https://dtchbgs4aqydg.cloudfront.net/food/55e19cb8-4a4e-4b57-b61c-c1c8a1e26394_original.jpg

1696 kcal Líp: 56,60g | Prot: 67,19g | Carbs : 222,99g.   Pequeno Almoço: Área Viva Bolacha Arroz com Sal, Café com Leite. Almoço: Milaneza Noodles Wok, Continente Caldo de Carne, Mimosa Iogurte Magro + Gelatina, Coca-Cola Coca-Cola Zero (Lata). Jantar: Iogurte Grego Yaos Morango e Stracciatella, Continente Batatas em Palitos Pré-Fritas, Pingo Doce Febras/Bifanas de Porco, Coca-Cola Coca-Cola Zero (Lata). Snacks/Outros: Gullón Vitalday Crocant Chocolate, Pingo Doce Croissant Francês, Café com Leite, Magnum Mini Mint, Pingo Doce Croissant Francês. mais...

5 Apoiantes    Apoio   

Comentários  
A dica da gelatina 10Kcal é excelente. Os iogurtes magros ou menos açucarados não são maus de todo... 😕 No entanto, no meu caso, creio que a perda dessas calorias seja mais lenta (não sei se vos acontece o mesmo.. A minha perda de peso anda aquém das expetativas) 📝 Bani os iogurtes da minha lista durante algum tempo !! Hoje já fiz 1 litro de gelatina. No Lidl também já se encontra a tal das 10Kcal 😉 
19 ago 17 por membro: guimaraes.sara
Eu consumo uma quantidade razoável de iogurtes, especialmente líquidos. Não me dou é a mesma liberdade que dou com as gelatinas... sou bastante mais contido nos iogurtes, devido ao maior valor calórico (entre 50 e 100 kcal penso duas vezes antes de o comer, acima disso penso três :p). No entanto, se controlarmos as coisas, são uma escolha óptima para ir alternando com as gelatinas. Nunca experimentei as do Lidl, é raro ir lá (tenho o Continente, Jumbo e Pingo Doce no raio de 500 metros de casa, pelo que costumo ir mais a esses). Geralmente vou para as do Continente e Royal, mas... as do Pingo Doce estão em promoção esta semana (89 cêntimos o pack), pelo que desta vez devo optar por essas - gostei da de Limão, vamos ver se tenho a mesma sorte com os outros sabores. 
19 ago 17 por membro: dantares
Quanto à questão do ritmo de perda de peso, a minha experiência é que tem mais a ver com o número de calorias, do que com outros factores. Podes estar a consumir mais calorias que o normal ou a gastar menos que o normal, e isso gera-te um défice calórico inferior. Eu tenho andado a calcular os meus "sweet spots" (estou agora a confirmar o de manutenção, para depois fazer a transição final) e dividi em 4 gamas: perda de peso extrema, moderada, ligeira e manutenção. De resto, só olho para esse total, não espreito muito os macronutrientes (vejo só se estou a cumprir aproximadamente os 60/20/20, que é a recomendação normal para o meu tipo de corpo, mas nunca vi necessidade de os controlar, mesmo na altura em que apontei para o ritmo de 4 a 6 kg ao mês). Já agora, uma coisa que é importante (e pode ser informação útil para mais pessoas que estejam a seguir uma restrição calórica e a ler isto) é não baixar os mínimos calóricos... um intake calórico demasiado baixo abranda o metabolismo, e pode ter um impacto de 25% a 30% no gasto calórico normal. Isto tem tendência a acontecer quando se baixa aproximadamente dos 50% das nossas necessidades calóricas diárias, e acaba por "sabotar" a restrição calórica. Encontrar esse mínimo também é importante para maximizar os resultados. 
19 ago 17 por membro: dantares
Também me regulo com a média das calorias. Nos primeiros 15 dias do mês ultrapassei a minha média habitual 😕 foram os iogurtes, uvas (digo eu) ... não pelo excesso das gramas mas pelo excesso calórico, comparado às gelatinas ou outras frutas (as refeiçoes têm sido iguais). Até final do mês tenho que evitar os alimentos dos 'primeiros 15 dias' 😀 De qualquer forma, o objetivo está cada vez mais próximo! 
19 ago 17 por membro: guimaraes.sara
Sim, se passaste a média, deve ser disso. :) Vê as coisas pela positiva, quanto mais souberes do teu ritmo, mais fácil é acertares em cheio no "sweet spot" de calorias para manutenção depois de chegares ao objectivo. :p  
19 ago 17 por membro: dantares
☺☺☺  
19 ago 17 por membro: guimaraes.sara

     
 

Submeter um Comentário


Tem de iniciar sessão para submeter um comentário. Clicar aqui para iniciar sessão.
 


Histórico de Peso de dantares


Obter a aplicação
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.