No topo da lista de perguntas que me fazem mais frequentemente estão as dúvidas relacionadas com necessidades calóricas: "Quantas calorias devo consumir por dia?", "Como é que sei quantas calorias preciso?", "Qual o limite de calorias para perder peso?" e outras questões similares.

Como é uma dúvida comum, achei que poderia ser útil escrever um post com a informação que costumo dar sobre o tema. Vou dividi-lo em duas partes. A primeira parte é sobre as necessidades calóricas e a segunda será sobre como eu defini as calorias a consumir por dia. Vamos para a primeira parte: necessidades calóricas diárias.

As necessidades calóricas diárias representam o número de calorias que o vosso corpo gasta num dia. Se consumirmos esse número de calorias, o nosso peso mantém-se. Se consumirmos menos do que esse valor, gera-se um défice calórico e perdemos peso. Se consumirmos mais do que esse valor, o nosso peso aumenta (deve ser o motivo pelo qual a maioria de nós veio parar aqui :p).

O valor das necessidades calóricas é habitualmente estimado através da multiplicação do nosso metabolismo basal (BMR - Basal Metabolic Rate) por um coeficiente de actividade. Antes de prosseguir, deixo um atalho para quem quiser apenas saber o valor: se procurarem por "caloric needs calculator" no google, encontram várias calculadoras que vos dão este valor (podem escolher a do calculator.net, por exemplo).

Para quem quer saber o que está por trás das calculadoras, aqui vai mais detalhe :p Vamos começar pelo cálculo do metabolismo basal. Este valor representa o número de calorias que o nosso corpo gasta em repouso (ou seja, se não fizermos absolutamente nada). Também há quem dê o nome de "calorias em estado de coma" (ou, se forem adeptos do Sporting como eu, outro bom nome para este estado é "a nossa defesa nos 5 minutos finais contra o Olympiakos" :p). O método geralmente mais usado para a sua estimativa é a fórmula de Mifflin - St. Jeor. Esta fórmula é derivada de um estudo estatístico, pelo que o valor será uma estimativa aproximada da realidade para a maioria das pessoas, mas não o considerem 100% exacto.

Para homens, o valor é dado pelo seguinte cálculo:
10 x peso (kg) + 6.25 x altura (cm) - 5 x idade (anos) + 5

Para mulheres, a fórmula é:
10 x peso (kg) + 6.25 x altura (cm) - 5 x idade (anos) - 161

Sabendo este valor, o passo seguinte é calcular as necessidades calóricas. Para tal, multiplicamos o BMR por um dos seguintes coeficientes de actividade:
1.2 – Sedentário (pouco ou nenhum exercício)
1.375 - Actividade ligeira (exercício físico 1 a 2 vezes por semana)
1.55 – Actividade moderada (exercício físico 3 a 5 vezes por semana)
1.725 – Actividade intensa (exercício físico 6 a 7 vezes por semana)
1.9 – Actividade muito intensa (atletas com treinos frequentes, profissões de desgaste físico)

Como já estou a ouvir os "Hey Dantares, e que tal um exemplo?", aqui vai um exemplo. :p Eu peso 60 kg, tenho 36 anos e meço 1m71. Aplicando a fórmula para homens, o meu BMR é:
10x60 + 6.25x171 + 5x36 + 5 = 1494 KCal

Para obter uma estimativa das minhas necessidades calóricas, vou multiplicar esse valor pelo coeficiente de actividade que se aplica a mim. Como sou sedentário, as minhas necessidades calóricas são:
1494x1.2 = 1793 KCal

Ou seja, para manter o peso, a estimativa é que tenho de ingerir 1793 KCal por dia. Menos do que isso faz com que perca peso, mais do que isso faz com que aumente o peso. Como mencionei, este valor é uma estimativa, pode ser necessário fazer algumas experiências até acertar no vosso. A minha recomendação é que tentem encontrar uma gama de valores, até porque as vossas necessidades calóricas dificilmente serão exactamente iguais todos os dias. :p

Já agora, duas notas importantes:
- tenham também atenção que há outras coisas que podem fazer variar o vosso peso (retenção de líquidos ou aumento de massa muscular, por exemplo), pelo que pode ser necessário levar também isso em consideração para analisar as variações de peso;
- embora um défice calórico faça baixar o vosso peso, um consumo abaixo de metade das vossas necessidades calóricas pode ser perigoso para a saúde e fazer com que o vosso metabolismo abrande, diminuindo assim as vossas necessidades calóricas... pelo que não devem baixar demasiado o vosso consumo de calorias, ou podem acabar por "sabotar" o vosso esforço.

Bem, foi um post algo longo, mas espero que alguém ache útil. :p Para a próxima fica então o modo como eu calculo os limites de calorias a consumir diariamente.

1801 kcal Líp: 53,36g | Prot: 71,14g | Carbs : 263,40g.   Pequeno Almoço: Pingo Doce Extra-Fofos, Café com Leite. Almoço: Pão com Hamburger, Café Expresso, Smint Tabs Mint. Jantar: Pingo Doce Gelatina Light Limão, Pingo Doce Tagliatelle Nido, Pimentos, Coca-Cola Coca-Cola Zero (Lata). Snacks/Outros: Pingo Doce Extra-Fofos, Lipton Chá Herbal Infusion Mint, Pingo Doce Extra-Fofos, Gullón Vitalday Crocant Chocolate, Auchan Bolo de Chocolate, Café com Leite, Magnum Mini White Chocolate And Pistachio, Café Expresso, Smint Tabs Mint, Smint Tabs Mint, Banana, Café Expresso, Smint Tabs Mint. mais...

13 Apoiantes    Apoio   

Comentários  
Há uma imagem que se reflete quando vejo uma partilha por parte do dantares ☺... aqueles dois pares de calças sobrepostos que certo dia postou aqui . .. Estou nessa fase... Preciso de remodelar o meu guarda-roupa 😊😊😊 ou a minha roupa alargou ou eu diminuí ... 😂😂😂😂 
14 set 17 por membro: guimaraes.sara
😊😊😊  
14 set 17 por membro: guimaraes.sara
@guimaraes.sara: Qualquer dia tenho de ver se faço um update a essa foto. :p Foi na altura em que voltei a vestir umas 42... naquele momento, foi uma vitória incrível e tremendamente motivacional. :D Se colocar agora as minhas antigas 46 ao lado das 40 skinny que tenho andado a vestir... devem caber lá 3 ou 4 Dantares. :p A minha recomendação é esperares até estares a 1 ou 2 kg do alvo. Se eu tivesse renovado o guarda-roupa todo na altura das calças 42, estava a fazer nova renovação agora. A menos, claro, que esteja tão largo que já nem possas dizer que é o skater look. :p 
14 set 17 por membro: dantares
Devias fazer isso!!! 😉 é quuuase inacreditável! Por agora tenho renovado uma coisinha ou outra... durante o verão o que tinha foi dando .. 😏 'preocupa-me' agora a roupa para o inverno. Mas também ainda estamos a meio de setembro 😎 (o vento corre de feição) 
14 set 17 por membro: guimaraes.sara
obrigada pela informação, vai ajudar :)  
15 set 17 por membro: Catarina dos Reis
obrigado pelo post! mais uma vez, esclarecedor e de uma ajuda preciosa! 😀👍 
15 set 17 por membro: p_cardoso
ah e adorei a definição do " estado de coma" 😂😂😂😂 
15 set 17 por membro: p_cardoso
Muito bom, obrigada. 
15 set 17 por membro: Fiona Cristina
Por curiosidade, fiz as contas. o meu resultado dá 1587 calorias... As tais 1600 que aqui a APP também me dá. Estou a 'fazer-me' para perder 500g por semana. As alterações , feitas esta semana, estou a introduzir os hidratos como a batata doce, arroz integral e flocos de aveia. Tentando não ultrapassar a barreira das 1000 calorias por dia. 
16 set 17 por membro: guimaraes.sara
É normal o resultado ser igual, a app daqui deve usar as mesmas fórmulas por trás. :p Se estás a cortar 600 KCal, e se o teu valor de necessidades calóricas ronda as 1600 KCal, as contas batem certo para os 2 a 3 kg por mês. Diria que até tens margem para o bónus ocasional. :p Como as coisas estão a correr bem, a única sugestão que tenho a dar é ires planeando a transição para a fase normal, para o "choque" da manutenção não ser tão grande.  
17 set 17 por membro: dantares
Com a introdução dos hidratos 'proibidos' já estou a estudar/ajustar o meu modo de transição, rumo à manutenção 😏 (e como a minha mentalidade mudou!!?) Quanto ao bónus ocasicional, a semana vai acabar em bom x 2 🍰🍰 
17 set 17 por membro: guimaraes.sara
obrigada pela informação! em 3 dias foram 1,2kg à vida, apenas com o controlo das calorias 
18 set 17 por membro: Dianamae
É tudo o que é preciso para perder peso. :) Deixo a sugestão de vigiares a tendência para além dos valores no imediato, para evitar falsos alarmes devido às flutuações normais de peso durante o dia. Pode também ser necessário fazer alguns ajustes, se o ritmo de perda ficar acima ou abaixo do pretendido. De resto, é só manteres o controlo e os kg extra vão desaparecendo. :) 
18 set 17 por membro: dantares
no nível de actividade há uma parte que tenho sempre dúvidas. o meu estilo de vida é sedentário. no entanto tento ir ao ginásio sempre que possível, variando a intensidade da actividade (força, cardio, pilates). tenho semanas em que vou 7x , outras 4x, outras 1/2 com sorte. nestes alturas não sei muito bem como regular o consumo porque é um padrão variável. 
18 set 17 por membro: patricia simoes
Consegues prever no início de cada semana as vezes que vais? Ou é algo que só sabes no final? Se conseguires prever, tenta ajustar os valores no início de casa semana. Caso contrário, eu contaria como actividade ligeira. Para além do número de vezes, a intensidade também é importante para decidir o nível de actividade. Não sei se é o caso, mas tipicamente é preciso consistência para ganhares ritmo para "subir de nível" em termos de intensidade. Se o teu padrão de exercício não é consistente, mas fazes exercício na mesma, experimenta considerando actividade ligeira. Vai registando as variações de peso e, a cada semana (ou de duas em duas), vê se a variação que tiveste é a esperada. Uma maneira de teres um valor aproximado das tuas necessidades calóricas reais é pegar no somatório das calorias que ingeriste, somares o peso que perdeste multiplicado por 7700 (défice calórico que tens de gerar para perder 1kg de gordura corporal), e depois dividires tudo pelo número de dias a que o registo se aplica. Ou seja, (total_calorias + variacao_kg x 7700) / dias. Assim ficas com uma média aproximada das tuas necessidades calóricas para esse período.  
19 set 17 por membro: dantares

     
 

Submeter um Comentário


Tem de iniciar sessão para submeter um comentário. Clicar aqui para iniciar sessão.
 


Histórico de Peso de dantares


Obter a aplicação
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.