A dieta cetogenica é ótima! Alguma vez me viu a ir contra ela? Alguma vez me viu dizer que as gorduras são um demónio? Se o fizesse, não teria legitimidade para falar as coisas que digo. Nenhum macronutriente é mau! O problema é que o pessoal low carbice (infelizmente virou um grupo ou um galardão a que se recorre com orgulho idiota e desinformado) pensa a preto e branco, isto é, se eu defendo que os hidratos não são prejudiciais, ou que o açúcar não é cerebralmente viciante (apenas é ótimo de se comer e nós temos tendência inata para o que nos dá prazer) ou que a obesidade não é um problema dos hidratos de carbono ou da insulina, então é porque sou anti cetogenica. Não! Não me julgue dessa forma.

Mas o que as pessoas não entendem é que o bom desse tipo de dieta não é a ausência dos hidratos de carbono. O bom é que com ela tornar-se bastante mais simples de alcançar défice calórico! Se você é capaz de comer uma tablete de chocolate ou um balde de pipocas, não será capaz de comer uma tablete de gordura ou um balde de gordura! Claro que não. O estado da ciência atualmente é este e não há volta a dar: quando as calorias diárias e a ingestão de proteína é equivalente nas várias dietas que temos ao dispor, elas não mostram diferenças na perda de peso.

Eu não me pasmo com os resultados da dieta cetogenica porque eu sei perfeitamente quais são. E também sei as suas desvantagens. Pois bem, a alimentação também é uma actividade social (e ainda bem!) pelo que reger-se eternamente a uma rigidez de comer uma lista de alimentos nunca dará bom resultado, a adesão à dieta cetogenica é uma das suas fragilidades e, se quiser a ela aderir terá que se ponderar muito bem se a consigo manter. E não é para sempre! As pessoas, voltam então a reintroduzir os hidratos e a comer como antigamente comiam quando tinham excesso de peso, porque no fundo não aprenderam a fazer diferente. Mas não foram os hidratos que a engordaram, nem foi a insulina (que também tem os seus picos com o consumo de proteína obviamente, por isso um cetogenico que se desengane quanto aos seus níveis de insulina). Foi o simples facto de nunca ter aprendido a gerir a sua alimentação com os fundamentos que realmente importam e, naturalmente, voltou a comer tudo aquilo que é altamente energético conduzindo a um excedente calórico. As pessoas não entendem que o volume do alimento não é o mesmo que as calorias nele contidas. há barritas de cereais mais densas do que um bife com salada e arroz. Logo, se eu comer tudo isso mais a barriga como sobremesa, faço duas refeições numa só. E assim sucessivamente.

O que eu defenso é que se aprenda a comer, que se aprenda a gerir a energia que se gasta e a energia que ingere. Perceber a influência dos macronutrientes no corpo, os timings mais adequados para a ingestão dos mesmos, as ingestoes diárias que se adequam às minhas necessidades, a rodear-me das melhores escolhas alimentares e a ter aquele docinho ou salgadinho ou uma bebida alcoólica na proporção que me é permitada sem prejuízo para a minha saúde ou para os meus objetivos. É isso que eu proponho.

A minha esperança é que o pessoal que aderiu à low carbice vangloria-se que é um modo de vida (que durará para sempre) em que não tem de contar calorias e que, para além de não engordarem, o seu peso ainda revela tendência a descer. Espero então, emtusiasmadamente, que esse peso diminua até ao ponto de desaparecerem com um lindo 0kg na balança!

1256 kcal Líp: 33,42g | Prot: 166,98g | Carbs : 79,67g.   Pequeno Almoço: Gresso Leite Magro, Prozis 100% Whey Prime, Dia Iogurte Natural, Dia Flocos de Aveia. Almoço: Laranjas, Repolho, Pescada Cozida. Jantar: Gema de Ovo, Pingo Doce Tiras de Bacon, Clara de Ovo. Snacks/Outros: Framboesas, Laranjas, Prozis 100% Whey Prime, Gresso Leite Magro. mais...

3 Apoiantes    Apoio   

1 a 20 de 29
Comentários  
Desculpe lá oh Diogo mas o seu discurso começa a baralhar-me um bocado.... parece que anda a fazer bullyng a alguém, será? Por um lado fala de seitas, depois o açúcar é bom, às tantas a cetogénica também mas afinal o problema é a comida em sociedade. Então deixe-me que lhe diga, quando fiz plant based era muito difícil comer em sociedade, conheço vegans que as relações terminaram por não quererem comer animais, ou não participam em simples almoços de família por não terem o que comer (ao menos na low carb podemos comer a proteína) conheço quem tenha doença celíaca e é quase ostracizado em eventos sociais, quem seja alérgico à lactose e quase morra porque alguém acha "só um bocadinho de leite não fará mal, se não souber que a comida tem nem nota"... Se uma pessoa tem uma boa experiência com a dieta que faz, é natural que goste de a partilhar, ou não? Principalmente quando é uma dieta que já tem suporte cientifico... Ainda não percebi que tipo de dieta anda a defender, pois os últimos discursos eram baseados na apologia do açúcar e em blábláblás que ainda não percebi onde levam.... quer ensinar-nos alguma coisa útil? Afinal qual o estilo alimentar que defende? 
16 mai 19 por membro: filomenavitorino
mas devo estar a fazer algo mal, em low carb tive uma média semanal (semana passada) de 1861 calorias... ups a aplicação diz-me que devia ter só 1600... (isto na altura em que fazia ginásio). Quando me pesar este sábado vou descobrir que estou uma bola! 
16 mai 19 por membro: filomenavitorino
ou não, já que as calças me estão a ficar mais largas. E atenção, apesar de gostar de perder uns 2 kg esse não é o meu objectivo de vida 
16 mai 19 por membro: filomenavitorino
Eu já disse aquilo que defendo no post que fiz. Fui bastante claro! E vou dando sempre conselhos muito práticos e validos cientificamente às pessoas que surgem com dúvidas específicas. O que a Filomenavitorino quer "ouvir" é um nome de última dieta da moda? Um alimento mágico? Não existe um pergaminho da verdade, basta regermo-nos pelos fundamentos básicos, mas esses não têm piada nenhuma. É mais giro andar a saltitar de dieta em dieta, de boom em boom lançados pelos mídia do que realmente dar ouvidos à voz que sabe e perder algum tempo e dedicarmo-nos a aprender e a reaprender a alimentarmo-nos. Se vir bem, há sempre posições mediáticas, as superfoods, o hidrato é mau, a gordura é má, o jejum intermitente é que é, comer de 3 em 3 horas é infalível, a dieta adaptada ao topo sanguíneo, a dieta adapta ao tipo de genoma, comer animais em detrimento de tudo o resto, comer ervas, comer soja, não comer soja. Será assim tão difícil perceber porque é que as pessoas não conseguem resultados? Não há atalhos, não há uma lista de alimentos que emagreçam magicamente ou uns que engordem exponencialmente. Não estou a ser claro? Ou só fica satisfeita se eu der um nome a tudo isto? Surge um nome pomposo e automaticamente o farol de esperança para os nossos problemas ilumina, não é? Mas a vida não é assim, em nada. Na alimentação e na prevenção da nossa saúde muito menos. 
16 mai 19 por membro: Diogo Ventura
Então o Diogo defende a teoria das calorias, será isso? é que não, não percebi (se calhar é a falta de hidratos...). para uma pessoa saudável, 1200 calorias de bolos não é a mesma coisa que 1200 calorias de alimentos "fortes": proteínas de qualidade, gorduras de qualidade, hidratos de qualidade.  
16 mai 19 por membro: filomenavitorino
Ola Diogo, nao ando muito por aqui mas nao resisti em deixar uma palavrinha. Sou endocrinologista emigrada e faco publicidade as vantagens metabolicas / hormonais das dietas low carb aos meus pacientes e tenho registado resultados optimos que nao deixam margem para duvidas. E veridico que vao contra a maioria das guidelines nutricionais generalistas mas repare, em Mozambique, Angola, Brazil e mesmo Portugal ainda dizem aos pacientes diabeticos para comer varias pecas de fruta e pao. Se nao faz ou nao pretende fazer low carb ou alguma outra variante, isso e uma escolha sua. Agora nao venha para aqui provocar as pessoas e repetir teorias mecanicas (nomeadamente sobre o deficit calorico / CICO) que sao muito sec. 20. Escusa de ir a correr ao Google para nos mostrar pseudo-artigos que estao a MILHAS de uma realidade cientifica nao patrocinada e de milhoes de experiencias feitas por individuos que desafiaram (e continuam a desafiar) o sistema e pensam contra a corrente. Acho que seria de bom tom parar de atacar indirectamente quem de forma voluntaria auxilia outros sem nada pedir em troca ou sem impor ideias pre concebidas, e deixar de criticar as escolhas alimentares diferentes das suas! Cumprimentos. 
16 mai 19 por membro: MiaSaav
Quando alguém passa fome, mas acha ser dono absoluto da razão saem pérolas destas! Felizmente a ignorância não paga imposto, mas pode ser perigosa para terceiros. Pessoal, muito cuidado com estas opiniões! 
16 mai 19 por membro: foiovitor
MiaSaav, as dietas low carb ou cetogenicas vão contra as guidelines nutricionais? Mas que absurdo está a dizer! Está a ver como não está a par das posições cientificas actuais? Não sabe sabe do que fala, sinceramente. Incrível como já puxam galardões e das divisas profissionais (argumentação rudimentar, utilizando a falácia da autoridade) ou já recorrem ao ataque pessoal e me acusam de ignorância, de tecer opiniões (quando apenas partilho ciência da nutrição) e de passar fome sem, obviamente, conhecimento a nenhum desses níveis (argumentação das cavernas).  
16 mai 19 por membro: Diogo Ventura
MiaSaav, as dietas low carb ou cetogenicas vão contra as guidelines nutricionais? Mas que absurdo está a dizer! Está a ver como não está a par das posições cientificas actuais? Não sabe sabe do que fala, sinceramente. Incrível como já puxam galardões e das divisas profissionais (argumentação rudimentar, utilizando a falácia da autoridade) ou já recorrem ao ataque pessoal e me acusam de ignorância, de tecer opiniões (quando apenas partilho ciência da nutrição) e de passar fome sem, obviamente, conhecimento a nenhum desses níveis (argumentação das cavernas).  
16 mai 19 por membro: Diogo Ventura
O mais burro e aquele que se recusa a aprender... 
16 mai 19 por membro: Decio silva
Decio Silva, diga-me, por favor e com sinceridade, apreenderia o quê, e com base em quê, na sequência destes comentários? 
16 mai 19 por membro: Diogo Ventura
Dioguinho, em relação ao ataque pessoal que dizes ter sido vítima, vai ler as tuas últimas intervenções e vê quem aqui anda a atacar quem. 
16 mai 19 por membro: pedromoutinho
Pedro Moutinho, argumentação das cavernas por falta de argumentos (cujo contributo para a discussão foi zero) foi de ataque pessoal. Mas daí a eu ter sido vítima disso vai uma longa distância. Não se preocupe com a minha susceptibilidade. Quanto a atacar pessoas, não! Eu ataco posturas de propaganda de extremos e modinhas! Isso sim, faço-o e sempre farei. E se reparar bem, eu faço-o com evidência científica.  
16 mai 19 por membro: Diogo Ventura
Ignorantes somos todos. Uns mais que outros, dependendo das áreas. Eu sou em muitas, nem tento dar palpites sobre música Jazz. O Diogo mostra ser um ignorante no que toca a ciência relacionada com a alimentação. Não me importuna minimamente nem comento as opções de alimentação dele mas, o incómodo que a palavra lhe causa só comprova o que disse inicialmente: é ignorante e está convencido de que sabe tudo. Perigoso porque aos olhos de quem está a lutar pela saúde até parece que sabe do que fala. Assim, cuidado a quem lê! 
16 mai 19 por membro: foiovitor
Mais uma vez, acusação muita! mas conteúdo, argumento e substância nem vê-los. Enfim, só empobrece a conversa.  
16 mai 19 por membro: Diogo Ventura
MiaSaav, a sua postura, enquanto médica endocrinologista, relativamente à alimentação Low Carb, já é partilhada por alguns colegas seus a trabalhar em Portugal, sobretudo por aqueles que, de alguma forma, tiveram necessidade de ir estudar muito para além daquilo que lhe ensinaram. É o caso da minha filha, sua colega de profissão e de especialidade, a quem a vida quis que lhe "caísse na mão" um filho diabético. Isto aconteceu em Fevereiro de 2015 e, pouco tempo depois, quase toda a família chegada estava a alimentar-se sem hidratos simples. Os benefícios que fui buscar a esse tipo de alimentação foram tantos que terei sido uma das primeiras pessoas a lançar aqui desafios. Diogo não insista mais nas suas teorias! Desafie-se a procurar fontes de informação que, na verdade, estão muito para além daquilo que lhe ensinaram e que, infelizmente, continuam a ensinar. Duvide e procure novos conhecimentos! Deixe-se levar mais longe e não se sinta tão afrontados pelas pessoas que, tendo experimentado nelas mesmas, outro tipo de alimentação, com resultados muito positivos, queiram espalhar por aqui que a via para perder peso, ganhando saúde, pode muito bem ser esta.  
16 mai 19 por membro: XicaXana
XicaXana 👏👏👏aqui estou, sou mais um exemplo disso mesmo! Sem hidratos e com a saúde a melhorar a olhos visto😍 
16 mai 19 por membro: Rita_F7
Caro, de nada serve vir agora fazer o papel de injustiçado. Pôs-se a jeito: em bicos de pés gritou bem alto que "sabe" do assunto. Expôs-se sem estar preparado, caiu e agora diz que é uma vítima. A ciência - neste caso - da saúde, não é palco para achismos. Ninguém "sabe" embora haja quem "baseado nos factos X, Y ou Z, conclua que...". Há aqui quem trabalha na área: investigadores, médicos, treinadores, nutricionistas e/ou simples interessados que passaram anos a experimentar e a estudar. Esses não "sabem" tudo mas conseguem "topar" fraudes à distância. Você pode fazer a alimentação que bem entender, pode passar fome e dizer que se sente muito bem. Pode ser vegano ou carnívoro. Pode testar o que quiser consigo e ninguém aqui tem o direito de dizer se faz bem ou mal. Não pode é tentar mostrar o que não é e esperar não ser desmascarado. Não tenho interesse em argumentar consigo sobre o que acha que sabe e, sendo publicado um texto vazio de factos científicos, convidou-nos à opinião. A minha é simples: é ignorante no tema.  
16 mai 19 por membro: foiovitor
Não tem interesse nenhum em argumentar comigo, mas no entanto está aqui, ferveroso, a postar comentários sem sumo nenhum. Para quê?! Porque se importa tanto? É já agora, em que é que eu sou uma fraude mesmo?  
16 mai 19 por membro: Diogo Ventura
Margarida, não se chateei comigo sem me entender. A dieta low carb é tão válida cientificamente como algumas outras, com os seus pressupostos e vantagens bem definidos e válidos do ponto de vista científico. Pressupostos esses a que eu recorre como estratégia para alcançar os meus objetivos em fases bastante específicas (nunca viu nenhuma publicação minha nesta comunicada que dissesse o contrário, se bem que há pessoas que me respondem como se eu o tivesse feito, ou então não entendem português ou não conseguem enter as lógicas dos raciocínios). Curiosamente, a minha primeira frase deste post é "a dieta cetogenica é ótima!" Quanto à low carbice, trata-se de uma atitude. E eu desejo profundamente que a ela a Margarida nunca adira!  
16 mai 19 por membro: Diogo Ventura

     
 

Submeter um Comentário


Tem de iniciar sessão para submeter um comentário. Clicar aqui para iniciar sessão.
 


Histórico de Peso de Diogo Ventura


Obter a aplicação
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.