O acrónimo significa "mammalian Target Of Rapamycin", ou alvo de rapamicina mamaliano em Português. Pode descrever-se, de uma forma simplificada, como o regulador-mestre da síntese proteica (o processo no qual a informação que está presente no DNA da célula é transformada em proteínas). Quando está alto, o mTOR promove a produção de energia e hormonas anabólicas (como a hormona do crescimento ou a insulina), bem como o crescimento do músculo, que é considerado por muitos especialistas, como o orgão da longevidade. Quando está baixo o mTOR activa a autofagia (um processo de degradação, reciclagem e renovação celular, através do qual o corpo se ‘come’ a si mesmo, livrando-se de células danificadas e toxinas para promover a regeneração de células novas e saudáveis). Os dois 'gatilhos' nutricionais que fazem 'disparar' o mTOR são uma variedade de aminoácidos e a hormona insulina (ou seja, através da ingestão de proteína e de hidratos de carbono).


Para quem questiona/receia a sinalização do mTOR por causa da quantidade de proteína ingerida quando comemos carne, recomendo a leitura e análise deste artigo da BMC =====> https://bit.ly/2SoXcz9 <=====, em que os investigadores comparam a activação do mTOR entre o aminoácido leucina e a insulina. O que importa reter é que o efeito da leucina é mais curto e passageiro que o efeito da insulina, o que significa que se eu estiver em cetose e comer um bife, vou activar o mTOR mas apenas durante um curto espaço de tempo. Ao contrário, o que provoca uma activação longa e persistente do mTOR é a insulina. Concluindo: se nos preocupamos com o mTOR, devemo-nos preocupar muito mais com a ingestão de hidratos de carbono do que a ingestão de proteína. As dietas lowcarb/cetogénica/carnívora promovem a diminuição dos níveis circulatórios de insulina e a estabilização das hormonas da fome e saciedade, o que nos permite (para além dos inúmeros benefícios em fazer intervalos maiores entre cada refeição), optimizar a activação do mTOR.


LINKS DE APOIO: "Calorie restriction: is AMPK as a key sensor and effector?" https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3627048/; "Long-term effects of calorie or protein restriction on serum IGF-1 and IGFBP-3 concentration in humans" https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2673798/; "The actions of exogenous leucine on mTOR signalling and amino acid transporters in human myotubes" https://bmcphysiol.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6793-11-10; "All About mTOR + Natural mTOR Inhibitors & Activators" https://selfhacked.com/blog/mtor-natural-mtor-inhibitors/; "mTOR—Understanding the Clinical Effects" https://www.academia.edu/6162401/mTOR_Understanding_the_Clinical_Effects

7 Apoiantes    Apoio   

Comentários  
👏👏👏 
12 abr 20 por membro: ines_iz

     
 

Submeter um Comentário


Tem de iniciar sessão para submeter um comentário. Clicar aqui para iniciar sessão.
 


Histórico de Peso de joaofran80


Obter a aplicação
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.