@ad.35ferreira
.....
"tenho uma pergunta a fazer! Será que o fígado e os rins têm capacidade de aguentar tanta proteína? Não será isso prejudicial?"
.....
Antes de mais deixo aqui os valores das minhas análises (referentes aos rins e fígado). Ureia: 53 mg/dL (19.1-44.1); Creatinina: 0,90 mg/dL (0.75-1.25 >> A creatinina é derivada principalmente do metabolismo da creatina muscular e sua produção é diretamente proporcional à massa muscular <<); Taxa de filtração glomerular estimada 107 mL (Normal ou alta: >90); Gama-glutamiltransferase (GGT): 15 U/L (12-64); Desidrogenase láctica (LDH): 115 I/L (125-220); Ferritina: 254,8 ng/mL (30-340); Bilirrubina total: 0.32 mg/dL. (0.20-1.20); Bilirrubina directa: 0.11 mg/dL (0.00-0.50); Aspartato aminotransferase (AST) 17 U/L (5.0-34.0); Alanina aminotransferase (ALT): 18 U/L (0.0-55.0).
.....
A conhecida ASSOCIAÇÃO entre um maior consumo de proteína e o prejuízo da função renal ou hepática é um mito. Não existe CAUSALIDADE. O que causa a diminuição da capacidade de filtração dos rins é a inflamação crónica dos glomérulos renais (a nossa ETAR, por assim dizer). A inflamação crónica é causada por níveis circulatórios constantemente elevados de insulina, que por sua vez desencadeiam um aumento na produção de aldosterona (nos rins), o que faz com que o corpo retenha mais sal e mais água. O volume do sangue aumenta, a pressão arterial também aumenta, et voilà hipertensão! O fígado sintetiza amónia (que contém nitrogénio) depois das proteínas terem sido 'transformadas' em aminoácidos. Um maior consumo de proteína não prejudica a função hepática: uma pessoa que ingere mais proteína tem apenas um fígado mais activo. Mas o 'culpado' da associação ao mal que a proteína possa ou não fazer é a ureia. O fígado 'pega' em nitrogénio, carbono, hidrogénio e oxigénio e produz a ureia, que é uma substância residual. A ureia vai depois para os rins que a filtram e a 'despacham' via chichi. No meu caso específico, o valor da ureia é mais alto apenas porque consumo mais proteína (e ter treinado no dia anterior só 'agrava' o valor). No entanto, o valor da ureia no caso de uma pessoa com rins saudáveis é um mero indicador da função renal e não denota ou significa DANO RENAL. A conversa muda de cenário em caso de dano real já diagnosticado, o que me leva de volta ao que escrevi acima sobre a causa do prejuízo da função renal.
.....
Acredita, este tema dos rins é de extrema importância para mim: a minha mãe é hipertensa e insuficiente renal e tem - conforme prescrito pelo médico - um consumo mínimo absurdo de proteína. E não melhora... porque será! Os médicos continuam a culpar a proteína pelo que o açúcar faz!

1759 kcal Exercício: Google Fit - 24 horas. mais...

3 Apoiantes    Apoio   


     
 

Submeter um Comentário


Tem de iniciar sessão para submeter um comentário. Clicar aqui para iniciar sessão.
 


Histórico de Peso de joaofran80


Obter a aplicação
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.