Estudo interessante da Avena e Pedro Rada (os mesmos autores da "Sugar Addiction: From Evolution to Revolution") com um título ainda melhor. Eu tomei a liberdade de acrescentar no estratégico título, a amostra em quem foi conduzido o estudo para que a conclusão em letras garrafais nele implícita ganhe a sua devida impactância e proporção.

Deixo o link do artigo para que possam ler na íntegra e entender como é que se conclui que o açúcar é aditivo, a partir de experiências em que doses de açúcar são administradas em ratos, seguidas de privação alimentar e reexposição ao açúcar (intermitência).

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17617461

1101 kcal Líp: 33,03g | Prot: 117,57g | Carbs : 91,49g.   Almoço: Banana, Amoras, Dia Flocos de Aveia, Gresso Leite Magro, Prozis 100% Whey Prime, Continente Equilibrio Iogurte Natural Slim 0%. Jantar: Laranjas, Gema de Ovo, Clara de Ovo, Pingo Doce Tiras de Bacon. Snacks/Outros: Prozis 100% Whey Prime, Gresso Leite Magro. mais...


Comentários  
Vou ler, obrigada pela partilha. No entanto, convém dizer que o artigo "Sugar Addiction: From Evolution to Revolution" foi baseado não neste que nos trás agora mas na revisão de 127 artigos diferentes, sendo que este é um deles.  
14 mai 19 por membro: filomenavitorino
E o artigo que o Diogo anteriormente partilhou, (com o qual me pareceu que queria alegar que o açúcar é inocente), também é de revisão e nas suas referências têm vários artigos que são baseados em estudos com.... Ratos! Ratos e cocaína, ratos e heroína, ratos e açúcar... O próprio artigo que referiu anteriormente refere como viés o facto de não existirem muitos estudos com humanos, como tal são utilizadas cobaias... que é muito usual em estudos científicos, principalmente quando é difícil controlar as diversas variáveis. 
14 mai 19 por membro: filomenavitorino
o açúcar é viciante e provoca ressaca... alguém habituado a consumir muito açúcar todos os dias se de repente deixar de consumir fica com verdadeiros sintomas de ressaca. Isso já aconteceu com alguém da minha casa 🤐 
14 mai 19 por membro: beatrizcosta2
Eu disse que o açúcar é inocente? A conclusão da revisão de literatura que partilhei é de que não há evidências científicas para afirmar que o açúcar é aditivo. Eu nunca disse que o açúcar é inocente, aliás, o que é que isso significa? Estamos a falar de que quantidas de ingestão de açúcar por kg corporal? Em que populações? Em que contexto dietético? Dizer que o açúcar é ou não é inocente não vale nada nem informa nada. É só mais um chavão ou um preconceito no meio de milhares. 
14 mai 19 por membro: Diogo Ventura
Ainda bem que nunca aconteceu comigo, ufa!  
14 mai 19 por membro: Carvalhisa
Bem, pesquisando um bocado encontro muitas referências a estudos que apontam, ainda que vagamente, para uma possível relação entre açúcar e adição em humanos. E muitos mais estudos a comprovar essa relação em cobaias. Num estudo feito com bebidas açucaradas em adolescentes existiu correlação positiva (a retirada das bebidas produziu efeitos relatados como de privação). Noutro estudo deram bloqueadores de opiácios a mulheres com compulsão alimentar e foi referido que diminuiu a preferência pelo sabor adocicado e as quantidades reais de alimentos açucarados consumidos. Noutro estudo em adolescentes magros verificou-se que a glicose e a frutose alteram o córtex pré-frontal mas não a área do hipótalamo (área que regula o apetite). consegue  
14 mai 19 por membro: filomenavitorino
Como vê, já existem estudos em humanos a apontar para esta propriedade do açúcar, talvez nem todos de nós desenvolvamos essa adição mas é possível que isso venha a acontecer. E, sinceramente, parece-me algo grave que o Diogo esteja para aqui a lançar estudos "escolhidos" para provar uma qualquer teoria que ainda não percebi qual é! Grave porque nem toda a gente que aqui vem consegue perceber inglês, interpretar um texto cientifico, tem pachorra para os ler ou sentido critico para os entender. E ao ler o anterior artigo podem ficar com a sensação: boa, vou comer todo o açúcar que quiser pois mal não me faz! Desde que conte as calorias! Então se forem pessoas magras ainda mais açúcar comem, a ver se aumentam um pouco de peso porque, afinal, os estudos com o açúcar são feitos em ratos. Só falta vir lançar a seita (já que fala tanto em seitas, que ainda não entendi porquê) dos "defensores dos açúcares anónimos" 
14 mai 19 por membro: filomenavitorino
faltou o link para os estudos, parti daqui http://diabetes.diabetesjournals.org/content/65/7/1797 (o das bebidas açucaradas está no PubMed) 
14 mai 19 por membro: filomenavitorino

     
 

Submeter um Comentário


Tem de iniciar sessão para submeter um comentário. Clicar aqui para iniciar sessão.
 


Histórico de Peso de Diogo Ventura


Obter a aplicação
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.